quarta-feira, 16 de abril de 2014

"Contação" de histórias

Uma palavra sobre a literatura infantil
"Dos diversos instrumentos do homem, o mais assombroso é o livro. Os outros são extensões de seu corpo. O microscópio, o telescópio, são extensões da vista; o telefone é extensão da voz; temos o arado e a espada, extensões do braço. Mas o livro é outra coisa: o livro é uma extensão da memória e da imaginação." (Jorge Luís Borges)


Durante o primeiro bimestre os alunos do 4º ano foram convidados a entrar no maravilhoso mundo dos contos de fadas e a conhecer também um pouco da biografia de alguns autores. As sequências didáticas preparadas objetivaram a prática de leitura, escuta e produção oral.
Uma das atividades desenvolvidas foi a "contação de histórias". Recontar textos pertencentes a diferentes gêneros textuais é uma ótima oportunidade para se apropriar das características do texto-fonte. 













Ouvir e contar histórias é uma experiência ancestral e, ao mesmo tempo, moderna; é um ato agregador de pessoas; é o exercício do encontro - consigo, com os outros, com o universo imaginário, com  realidade. Destacar o importante papel dos contadores de história na formação de leitores é de fundamental importância.















Nenhum comentário:

Postar um comentário